Ligação à Comunidade

Desde a formalização do Grupo de Investigação (GIMOSM, 2011) que deu origem à constituição do presente Centro, os seus membros têm desenvolvido projectos e actividades de ligação à Comunidade, em que tem privilegiado o contacto com jovens das escolas Básicas 3º ciclo e Escolas Secundárias. Dessa ligação destacam-se:

Desenvolvimento de 2012 a 2014, de 4 projetos Escolher Ciência – Ciência Viva (Composites are FUNtastic; D3Ds: Digital3D School ; BioMec Move: O teu corpo em movimento ; MecMat: Em busca da Matemática no mundo das corridas de competição. No contexto destes projectos foram levadas às Escolas participantes (Marvila, Queluz, Amadora e Castro Verde) um conjunto diversificado de actividades. Foram ainda realizados Dias Abertos no contexto destes projectos em que esses alunos vieram realizara novas actividades no ISEL

Desenvolvimento desde 2015 até ao presente de 23 projetos “Ocupação Científica de Jovens nas Férias” OCJF Ciência Viva.

(2016; ex: projecto anterior: 3DtechAlive)

(2019 – 23ªEdição)

Aprovação de candidatura de um jovem colaborador (estudante do MEM) a um Orçamento Participativo Jovem da Junta de Freguesia de Marvila, 2019. Pré-aprovação de candidatura de um jovem colaborador (estudante do MEM) a um Orçamento Participativo Jovem da Junta de Freguesia de Marvila, 2018.

Criação da Academia de Verão para realização de actividades de iniciação à insvestigação com jovens

Organização das WEMEM 2013, WEMEM 2014, WEMEM 2015 e WEMEM 2016 (WEMEM – Workshop em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Manutenção, ISEL). Estes eventos anuais visaram promover a partilha do conhecimento e a disseminação dos resultados dos trabalhos mais relevantes, no contexto da comunidade escolar, através da apresentação de trabalhos desenvolvidas pelos alunos do 1.º e do 2.º ciclo de estudos em Engenharia Mecânica e do 2.º ciclo em Engenharia de Manutenção.