Em Curso
3DTECH ALIVE (DA DIGITALIZAÇÃO 3D À IMPRESSÃO 3D) – 19-07-2021 a 23-07-2021
Descrição: A engenharia inversa é um domínio de elevada relevância no âmbito de um conjunto abrangente de engenharias. Neste domínio, conseguimos recolher a geometria de objectos já existentes, com recurso a diferentes técnicas, entre as quais se inclui a fotogrametria e o varrimento laser 3D. Essas características são de seguida utilizadas para a reconstrução digital do referido objecto, utilizando software vocacionado para o efeito. Com este estágio, pretendemos que os alunos se familiarizem com as diferentes etapas de um percurso muito interessante e motivador que se inicia com a aquisição de características de um objecto podendo ir até à impressão 3D.
5 DIAS COMO ENGENHEIRO MECÂNICO – 12-07-2021 a 16-07-2021
Descrição: A engenharia mecânica é uma engenharia de vasta aplicabilidade, desde o projeto de sistemas mecânicos às aplicações biomédicas. Neste estágio, os alunos vão poder entrar no papel de um engenheiro mecânico e realizar diferentes tarefas que lhes permitirão ficar a conhecer algumas das valências da engenharia mecânica. Desde a conceção à impressão 3D de um objeto, à construção e teste de estruturas, e ao estudo do movimento, os alunos poderão ver a engenharia mecânica de diferentes perspetivas.
MODELAÇÃO DIGITAL 3D – MD3D – 05-07-2021 a 09-07-2021
Descrição: A modelação digital 3D traduz-se na construção de um modelo tridimensional,
com recurso a um software baseado em modelos matemáticos de representação.
A modelação 3D tem vindo a evoluir significativamente nas últimas décadas,
o que permite trabalhar a forma tridimensional, quer na criação de novos objetos,
quer na reprodução de objetos existentes, o designado procedimento de engenharia inversa.
Estes progressos beneficiam as indústrias que trabalham no contexto de digitalização de objetos, impressão 3D, e visualizações foto-realistas de modelos digitais,
ou até mesmo a Animação 3D e Efeitos Visuais para Cinema.
Neste estágio acompanharemos os processos desde a reprodução/criação de modelos até à sua impressão 3D.
Desde a formalização do Grupo de Investigação (GIMOSM, 2011) que deu origem à constituição do presente Centro, os seus membros têm desenvolvido projectos e actividades de ligação à Comunidade, em que tem privilegiado o contacto com jovens das escolas Básicas 3º ciclo e Escolas Secundárias. Dessa ligação destacam-se:
Desenvolvimento de 2012 a 2014, de 4 projetos Escolher Ciência – Ciência Viva (Composites are FUNtastic; D3Ds: Digital3D School ; BioMec Move: O teu corpo em movimento ; MecMat: Em busca da Matemática no mundo das corridas de competição. No contexto destes projectos foram levadas às Escolas participantes (Marvila, Queluz, Amadora e Castro Verde) um conjunto diversificado de actividades. Foram ainda realizados Dias Abertos no contexto destes projectos em que esses alunos vieram realizara novas actividades no ISEL
Desenvolvimento desde 2015 até ao presente de 23 projetos “Ocupação Científica de Jovens nas Férias” OCJF Ciência Viva.
(2016; ex: projecto anterior: 3DtechAlive)
(2019 – 23ªEdição)
Aprovação de candidatura de um jovem colaborador (estudante do MEM) a um Orçamento Participativo Jovem da Junta de Freguesia de Marvila, 2019. Pré-aprovação de candidatura de um jovem colaborador (estudante do MEM) a um Orçamento Participativo Jovem da Junta de Freguesia de Marvila, 2018.
Criação da Academia de Verão para realização de actividades de iniciação à insvestigação com jovens
Organização das WEMEM 2013, WEMEM 2014, WEMEM 2015 e WEMEM 2016 (WEMEM – Workshop em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Manutenção, ISEL). Estes eventos anuais visaram promover a partilha do conhecimento e a disseminação dos resultados dos trabalhos mais relevantes, no contexto da comunidade escolar, através da apresentação de trabalhos desenvolvidas pelos alunos do 1.º e do 2.º ciclo de estudos em Engenharia Mecânica e do 2.º ciclo em Engenharia de Manutenção.